segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do sul

        No dia 08-11-2010 o grupo de alunos do Curso Açores e Açorianos no Rio Grande do Sul foi a Gravataí para mais uma aula. Desta vez o  assunto era sobre a Lúdica Açoriana no Circuito Urbano de Gravataí. num primeiro momento  obtvemos uma breve apresentação da história da Casa dos Açores em visita aos seus comododos acompanhados (as)pelo professor Régis.
       A Casa dos Açores do Rio Grande do Sul está localizada em Gravataí -Rs. Ela foi construida por açorianos em 1877. O local, no qual está lotada era Área Rural do Município.  Localizada estrategicamente num ponto alto da cidade, local de passagem para os tropeiros por estar próxima a rota para Santo Antônio da Patrulha.
      Em 2003 a casa foi "doada" para o grupo Açores por 99 anos. Como ela estava em estado de abandono foi restaurada mantendo a sua forma original... 
      Na visita à Casa chamou-me a atenção pela sua exuberante beleza a ávore denominada de Magnólia, assim como, uma carreta (carro de bois) de quatro rodas que remeteu-me as lembranças da infância.
       Num outro momento ouvimos as professoras Célia e Evanir que palestraram sobre a Lúdica Açoriana no Ensino das Séries Iniciais. momento este muito significativo por abordar brinquedos e brincadeiras que conhecemos, mas que não tinhamos conhecimento da suas origem. estas brincadeiras podem e devem ser preservadas. Sendo a escola um meio mais favorável porque a criança aceita com mais facilidade o que a professora ensina.
       Oportunizar este conhecimento às crianças das séries iniciais por meio de brinquedos e brincadeiras em projetos pedagógicos já é uma pratica exercida em escolas aqui do Município de Santo Antônio. Cabe-nos enquanto educadores levar estas atividades lúdicas à sala de aula traçando paralelos dos Açores com a nossa realidade aqui.
        Algumas brincadeiras de origem açoriana:
        Cantigas de roda;
        Jogo do Homem (traçado da  figura humana riscada no chão e se pulava sobre esse traçado com um pé só, atirando-se antes uma pedrinha (caco) para ser juntado enquanto o jogador está pulando) = Amarelinha/sapata;
        Passa Passarás; 
        O meu belo castelo;
        Brinquedos Populares: Pião, petecae biboque... eram confeccionados na família.
        Estes brinquedos e brincadeiras com o tempo foram perdendo espaço devido aos brinquedos industrializados. Mas, no contexto atual em que se trabalha com os alunos as questões de preservação do Meio Ambiente, que tal levarmos a sala de aula uma proposta pedagógica de preservar os brinquedos e brincadeiras produzindo com os alunos brinquedos utilizando sucatas? 
        Assim, estariamos preservando a cultura açoriana e o Meio Ambiente de forma lúdica.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário